A entonação valorativa em produção de atividades de leitura em contexto de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v20i3.15224Palavras-chave:
Entonação valorativa, Atividades de leitura, Pesquisa colaborativa, Aluno com condições peculiares de aprendizagemResumo
Este artigo objetiva analisar como o conceito de entonação, sustido no arcabouço dialógico de linguagem, reflete na produção de atividades de leitura voltadas a alunos com condições peculiares de aprendizagem, a partir de orientações teórico-metodológicas da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-colaborativa desenvolvida junto a uma professora de ensino fundamental. Foram submetidos à análise excertos da discussão compartilhada entre professora e pesquisadora, bem como as atividades de leitura, a partir de uma tirinha, elaboradas pela professora. O trabalho de colaboração do pesquisador com a professora desencadeou resultados profícuos, uma vez que a docente conseguiu refletir sobre suas próprias ações, de forma a ampliar sua consciência em relação a uma abordagem dialógica da língua(gem) na situação de ensino de leitura, considerando o conceito de entonação valorativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.