O videogame como materialidade de texto em uma perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Adriana Falqueto Lemos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Amélia Dalvi Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

História Cultural, Leitura, Multimídia, Videogame, Roger Chartier

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa intitulada “Literatura, Videogames e Leitura: intersemiose e multidisciplinaridade”, que começou a ser desenvolvida em 2013 no plano da pós-graduação em Letras, na Universidade Federal do Espírito Santo. Neste texto, discutem-se, principalmente, as noções conceituais de apropriação, produção, materialidade e suporte do texto escrito impresso, a partir de Roger Chartier, estendendo-as aos estudos sobre videogame, entendido neste trabalho como uma mídia eletrônica relativamente nova, mas que constitui, simultaneamente, uma linguagem, textualidade e genericidade próprias, atravessadas pela história das práticas de produção e apropriação cultural. A metodologia aqui empreendida, bibliográfico-documental, revela pontos de contato entre as concepções de Chartier (1998) de texto eletrônico e o videogame. Os resultados da pesquisa sinalizam com a proposição de novas perspectivas teórico-metodológicas no âmbito dos game studies.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Falqueto Lemos, Universidade Federal do Espírito Santo
    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.
  • Maria Amélia Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo
    Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na graduação e nos cursos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Letras.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O videogame como materialidade de texto em uma perspectiva histórico-cultural. (2014). Revista Desenredo, 10(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/4138

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)