Como se relacionam as crianças em contexto de jogo? um estudo realizado em crianças do 1º ciclo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11430

Palavras-chave:

Jogo. Relações Interpessoais. Criança.

Resumo

O jogo é um comportamento característico de qualquer criança constituindo-se como promotor do seu desenvolvimento pois através da sua prática estas interagem entre si em brincadeiras aprendendo a negociar, cooperar e trabalhar em equipa. Objetivo: Compreender como se relacionam as crianças em contexto de jogo. Metodologia: participaram 35 alunos (19 meninos e 16 meninas), 18 do 1º ano e 17 do 3º ano com idades entre os 6 e 9 anos (7,2±1,1). Foi utilizado um guião de observação construído para o efeito com 3 subcategorias para a categoria “relações interpessoais”: 1) Ser capaz de trabalhar em equipa; 2) Ser sociável, relaciona-se facilmente com o próximo; 3) Ter em consideração as ideias e objetivos dos elementos do grupo. Foi realizado um jogo entre duas equipas com objetivo de percorrer um de três percursos pontuados de acordo com o grau de dificuldade. Resultados: nas 3 subcategorias verificou-se que a maioria dos alunos, independentemente do género e ano de escolaridade apresentou este comportamento de forma positiva não se verificando diferenças estatisticamente significativas (p<0,05). Conclusões: as crianças, na sua maioria, demonstraram relacionar-se com os pares no decorrer do jogo sendo assim essencial promover na criança estas competências essenciais ao seu desenvolvimento emocional e social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Inês Peixoto Silva, Universidade do Minho, Portugal

    Doutora em estudos da Criança, Universidade do Minho. Professora convidada da Universidade do Minho, Portugal e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança.

  • Ana Isabel Silva, Universidade do Minho, Portugal

    Doutora em estudos da criança e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho, Portugal.

  • Beatriz Oliveira Pereira, Universidade do Minho, Portugal

    Doutora em estudos da criança e membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho, Portugal.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

Como se relacionam as crianças em contexto de jogo? um estudo realizado em crianças do 1º ciclo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 406–419, 2020. DOI: 10.5335/rep.v27i2.11430. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11430. Acesso em: 15 out. 2025.