(In) visibilidade das crianças imigrantes na cidade de São Paulo: questões para pensar a cidadania da pequena infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i2.11435

Palavras-chave:

Pequena infância. Estudos sociais da Infância. Imigração. Invisibilidade. Direitos das crianças.

Resumo

Apoiado em dados de pesquisa em andamento, o artigo pretende pôr em discussão a pesquisa sobre a pequena infância imigrante presente nos centros e escolas públicas de educação infantil da cidade de São Paulo, a partir do paradigma dos estudos sociais da infância, da legislação sobre os direitos das crianças e das práticas sociais cotidianas, destacadas nas investigações encontradas em breve levantamento sobre a produção da área, para pensar sobre as relações entre visibilidade, infância e cidadania.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Leticia Nascimento, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), Brasil.

  • Carolina Grandino Pereira de Morais, Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), Brasil

    Formada em Letras (FFLCH-USP) e Pedagogia (FEUSP). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI), Brasil.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

(In) visibilidade das crianças imigrantes na cidade de São Paulo: questões para pensar a cidadania da pequena infância. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 437–458, 2020. DOI: 10.5335/rep.v27i2.11435. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11435. Acesso em: 15 out. 2025.