Educación y salud: mirada diversa, reflexiva y relacional para el desarrollo humano del siglo XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i2.11803

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Conhecimento, Desafios

Resumo

O objetivo desta comunicação é refletir a partir de uma perspectiva diversa e relacional sobre educação e saúde. É levado em consideração o cenário dos primeiros vinte anos do século XXI, com especial atenção ao contexto da situação da saúde em 2020. Exige-se com argumentos, a ampliação, seleção e integração de conhecimentos de acordo com as necessidades sociais de preparação para, e toda, a vida. É realizada a análise gramatical das palavras que compõem a frase educação e saúde, direciona sua interpretação para a dimensão social de ambos os processos de alta incidência no desenvolvimento humano. A revisão bibliográfica realizada destaca a sustentabilidade, aliada à urgente transformação da educação, com um saber agregado a favor da melhoria da saúde. O conhecimento interdisciplinar é fundamental, como forma de influenciar as novas gerações e, com elas, a garantia de continuidade da vida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yoisell Lopez Bestard, Universidade Carlos Rafael Rodríguez

    Doutor em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG), na linha Fundamentos da Educação Ambiental. Mestre em Atividade Física na Comunidade pela Universidade de Ciências da Cultura Física e do Esporte Manuel Fajardo (Cuba); título revalidado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduado em Cultura Física e Esporte pelo Instituto Superior de Cultura Física Manuel Fajardo (Cuba); título revalidado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), CREF: 026175-G/RS/Habilitação: Licenciado e Bacharel. Tem se ocupado de ações de promoção da arte marcial milenar Tai Chi Chuan e seu emprego como Chi kung de saúde para a qualidade de vida de idosos, com o desenvolvimento de projetos comunitários. Possui experiência nas áreas: Educação Física e Saúde Coletiva. Suas investigações versam em torno dos seguintes temas: Qualidade de Vida, Promoção da Saúde, Políticas Públicas Saudáveis, Doenças Crônicas não Transmissíveis e Práticas Integrativas Complementares, com ênfase nas Práticas Corporais: Tai Chi Chuan, Lian Gong e Ba Duan Jin.

  • Juan Eligio Lopez Garcia, Universidade Carlos Rafael Rodríguez

    Professor Titular e Consultor do Curso de Bacharelado em Ciências Físicas da Cultura da Universidade "Carlos Rafael Rodríguez" de Cienfuegos, Cuba. Doutor em Ciências pela Universidade de Granada, Espanha. Ele desenvolveu o ensino universitário no México, Equador. Treinador de Wrestling no México e Espanha, e assessor técnico da Federação Andaluza de Luta Associada. Reconhecido pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria como promotor da Lucha Canaria em Cuba. Possui experiência profissional em esportes de combate, especialmente na Luta Livre e Greco-Romana, a partir de sua posição como Treinador Físico e Técnico de Luta Olímpica na Escola de Iniciação Esportiva de Cienfuegos, Cuba. Como professor universitário, desenvolveu programas de disciplinas em Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo e Metodologia e Técnicas de Luta Esportiva. Desde os resultados da sua investigação para o grau de Mestre, tem trabalhado com a detecção de necessidades de aperfeiçoamento de formadores de Wrestling na província de Cienfuegos. Como professor universitário, desenvolveu programas de disciplinas em Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo e Metodologia e Técnicas de Luta Esportiva. Ele é presidente da cadeira honorária "Artes Marciais e Esportes de Combate" da Universidade de Cienfuegos. Atualmente é chefe da Linha de Pesquisa: Desenho, Controle e Avaliação da Iniciação, Treinamento e Destração Esportiva, da Faculdade de Ciências Físicas da Cultura da Universidade de Cienfuegos. A maior parte de suas pesquisas e publicações enfocam a observação sistemática de ações motoras em esportes de combate, comunicação motora e papéis em Lucha Libre e Luta Greco-Romana.

  • Maria Caridad Bestard Gonzalez, Universidade Carlos Rafael Rodríguez

    Doutora Ciências da Educação, Professora Associada e Consultora em Ciências Aplicadas.

Publicado

2022-04-19

Como Citar

Educación y salud: mirada diversa, reflexiva y relacional para el desarrollo humano del siglo XXI. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 689–703, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i2.11803. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/11803. Acesso em: 15 out. 2025.