A vida e a obra de Johann Firedrich Herbart numa nova perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v28i3.12235

Palavras-chave:

Biografia; Herbart; Pedagogia; Formação de Professores

Resumo

O presente trabalho é uma revisão bibliográfica e documental de cunho analítico e hermenêutico. Com base em registros e documentos, o texto pretende reapresentar o filósofo e educador alemão Johann Friedrich Herbart a partir de um outro olhar, contrapondo a caracterização que se cristalizou nos manuais de história e nas teorias pedagógicas que retratam o pensador como um pedagogo tradicional e autoritário. Descortinando elementos biográficos da vida e pensamento, o texto objetiva revelar momentos marcantes de sua trajetória acadêmica como a experiência em Berna na Suíça, o contato com Fichte em Jena, a cátedra em Königsberg e as passagem pela Universidade de Göttingen, assim como de elementos pessoais como a presença da música e sua ligação com diferentes personagens determinantes em sua vida. Intenciona-se aproximar o leitor a aspectos da vida de Herbart que revelam todo seu esforço e dedicação na sistematização e investigação da pedagogia e da defesa da liberdade de pensamento. O texto revisita fontes importantes de investigação como a biografia feita por Walter Asmus que traz elementos minuciosos da vida do pensador. O texto pretende contribuir com os esforços que a partir da década de 1960 buscam revisar as ideias filosóficas e pedagógicas de Herbart.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hans-Jürgen Lorenz, Diretor aposentado do Herbartgymnasium

    Doutor em Educação. Diretor aposentado do Herbartgymnasium de Oldenburg, Alemanha.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

A vida e a obra de Johann Firedrich Herbart numa nova perspectiva. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 855–876, 2022. DOI: 10.5335/rep.v28i3.12235. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12235. Acesso em: 15 out. 2025.