Andarilhando: movimentos que se entrelaçam em Marie-Christine Josso e Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v27i3.12379

Palavras-chave:

Rodas de Conversa. Círculos de Cultura. Diálogo. Educação. Abstract

Resumo

A escrita dialógica deste artigo pretende andarilhar dialogando com Marie-Christine Josso e Paulo Freire, movimentando vivências, saberes e conhecimentos acerca desses dois importantes educadores e seus legados: Josso com as Rodas de Conversa e Freire com os Círculos de Cultura. Ambos compartilham e revisitam Histórias de Vida e Formação e têm o diálogo como condição primeira para que todos possam “dizer a sua palavra” e (re)encontrar-se com os outros e consigo mesmos, descobrindo-se como seres socio-históricos que estão permanentemente ensinando e aprendendo, auto(trans)formando-se pela dialética mediação do mundo. Pelos estudos de Freire (2013, 2015, 2016, entre outros) e Josso (2009, 2010), percebe-se a missão ontológica como sendo uma busca inacabada e permanente pela libertação e pela auto(trans)formação, para o Ser Mais. E, ainda que condicionados pela historicidade, mulheres e homens conscientizam-se de sua inteireza e (re)existenciam criticamente suas experiências no e com o mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Celso Ilgo Henz, Universidade Federal de Santa Maria

    Espanha. Professor Associado 2 da UFSM. Professor da LP1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM. Coordenador do Grupo de Estudos “DIALOGUS: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire”.

  • Patrícia Signor, Coordenadora e docente do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) de Sarandi e coordenadora pedagógica dos anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Anjos de Nova Boa Vista, RS.

    Doutoranda em Educação: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da UFSM. Mestre em Educação. Colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisas DIALOGUS: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire. Atua como coordenadora e docente do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) de Sarandi e como coordenadora pedagógica dos anos finais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Anjos de Nova Boa Vista, RS.

  • Ivani Soares, Colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisas Dialogus: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire.

    Mestra em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da UFSM. Colaboradora do Grupo de Estudo e Pesquisas Dialogus: Educação, Formação e Humanização com Paulo Freire.

Downloads

Publicado

2021-03-16

Como Citar

Andarilhando: movimentos que se entrelaçam em Marie-Christine Josso e Paulo Freire. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 750–775, 2021. DOI: 10.5335/rep.v27i3.12379. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/12379. Acesso em: 15 out. 2025.