Escala infantil de atitudes sociais em relação à inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.13072

Palavras-chave:

Atitudes Sociais. Inclusão. Ensino Fundamental.

Resumo

O presente estudo descreve o processo de validação de uma escala denominada Atitudes Sociais em Relação a Inclusão – Escala Infantil (ASI-EI). Participaram 1063 estudantes do Ensino Fundamental, Ciclos I e II, de quatro regiões brasileiras, sendo 500 do sexo masculino e 563 do sexo feminino. Para a coleta de dados utilizou-se a ASI-EI, constituída por 20 itens, dos quais 10 expressam atitudes sociais favoráveis em relação à inclusão e outros 10, atitudes desfavoráveis. A ASI-EI foi aplicada coletivamente em salas de aula. O Test de Student e o de Qui-quadrado evidenciaram a adequação dos itens. A fidedignidade da escala também foi evidenciada pelo procedimento de split half. A análise da validade produziu inequívoca evidência de que a ASI-EI mede o fenômeno a cuja mensuração se destina. O trabalho desenvolvido resultou na construção de um instrumento válido e confiável para medir as atitudes sociais de estudantes do Ensino Fundamental em relação à inclusão.

 

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Biografia do Autor

  • Camila Mugnai Vieira, Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

    Doutora e Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Marília / São Paulo / Brasil. Docente da Disciplina de Psicologia e do Mestrado Profissional Ensino em Saúde da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).

  • Sadao Omote, Unesp/Marília

    Livre-Docente. Professor Titular aposentado do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Marília / São Paulo / Brasil

  • Luciana Ramos Baleotti, Unesp/Marília

    Professora Assistente Doutora, nível II, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, campus de Marília. Vinculado ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências, Unesp, campus de Rio Claro. Co-orientadora junto ao Programa de Pós-graduação em Design, Unesp, campus de Bauru.

  • Maewa Martina Gomes da Silva e Souza, aculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

    Doutora e mestra em educação, na linha da Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília/SP. Professora na Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

Escala infantil de atitudes sociais em relação à inclusão. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 132–148, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i1.13072. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13072. Acesso em: 15 out. 2025.