Um possível percurso formativo visando a promoção da Aprendizagem Significativa de Física no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13110

Palavras-chave:

aprendizagem significativa; ensino de física; Ensino Médio; currículo.

Resumo

As políticas públicas recentes relacionadas ao Ensino Médio, definiram uma base nacional comum curricular como referência para a elaboração dos currículos bem como uma nova estrutura para este nível de ensino que deve ser organizado em Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. Apresenta-se um olhar crítico a estas políticas e discute-se sobre a necessidade da promoção da aprendizagem significativa de conceitos de Física, como alternativa necessária à aprendizagem mecânica. O problema de pesquisa que motivou os autores foi: como obter um percurso formativo de Física para o Ensino Médio com vistas à aprendizagem significativa de conceitos físicos? O objetivo deste artigo é apresentar indicativos para o desenvolvimento de percursos formativos para o ensino de Física no Ensino Médio, de forma a contribuir com a implementação do currículo oficial no âmbito das escolas e da sala de aula. Trata-se de uma pesquisa documental com análise qualitativa e teórica utilizando como ferramenta mapas conceituais e como base teórica a teoria da aprendizagem significativa. Como resultado, apresenta-se uma proposição teórica de uma perspectiva possível para o percurso formativo para a Física do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

  • Angelisa Benetti Clebsch, Instituto Federal Catarinense

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestra em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Instituto Federal Catarinense (IFC) – campus Rio do Sul.

  • Adriana Marin, Instituto Federal Catarinense (IFC) – campus Rio do Sul

    Mestra em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Instituto Federal Catarinense (IFC) – campus Rio do Sul.

  • José de Pinho Alves Filho, Programa de PósGraduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

    Doutor em Educação: Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com pósdoutoramento na Universidade de Aveiro/Portugal. Professor voluntário (docente permanente) no Programa de PósGraduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

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Publicado

2022-11-25

Como Citar

Um possível percurso formativo visando a promoção da Aprendizagem Significativa de Física no Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 29, n. 2, p. 511–534, 2022. DOI: 10.5335/rep.v29i2.13110. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/13110. Acesso em: 15 out. 2025.