Análise das políticas educacionais na perspectiva da inclusão no México, 1988-2021
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.13116Palavras-chave:
educação especial, educação inclusiva, políticas educacionais, MéxicoResumo
Este estudo exploratório analisa a evolução das políticas educacionais de inclusão no México nos últimos seis anos de governo, por meio da metodologia de análise de conteúdo quantitativa e qualitativa. A pesquisa permite avaliar as políticas públicas de inclusão educacional naquele país, em termos de planos e programas setoriais de educação, seu contexto e seus impactos ou consequências, tanto para a gestão educacional quanto para o trabalho e a consolidação da justiça social, marco dos direitos humanos. Os resultados preliminares mostram que o México possui um marco legal para o planejamento democrático, mas há pouca clareza na forma como a consulta pública é incorporada às políticas públicas e os Planos Nacionais de Desenvolvimento e Programas Setoriais de Educação são baseados na racionalidade econômica neoliberal, mas gradativamente elementos de inclusão social foram incorporados a partir de marcos de equidade, inclusão, interculturalidade e gênero.