Metodologias ativas

estratégias que favorecem o processo de ensino aprendizagem no curso técnico de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14260

Palavras-chave:

Aprendizagem. Enfermagem. Ensino. Metodologias ativas.

Resumo

Este estudo objetivou investigar a utilização de metodologias ativas no processo de ensino e de aprendizagem do curso técnico de enfermagem com elaboração de um caderno de apoio ao professor. Trata-se de uma pesquisa descritiva, aplicada, qualitativa. Foi realizada no segundo semestre de 2020, por meio de um formulário, disponibilizado por meio do google forms a professores/enfermeiros de escolas que oferecem o curso técnico de enfermagem dos municípios situados ao noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo temática. Pode-se inferir que, de acordo com os professores, a utilização dessas metodologias facilita maior interação por parte dos discentes, participação, a busca por novos conhecimentos e a dinamicidade. Em contrapartida, surgem dificuldades em romper a barreira da resistência do discente, o qual já está habituado com o método tradicional de ensino. Diante disso, foi produzido um caderno de apoio ao professor que tem como público-alvo professores que atuam junto a cursos técnicos de enfermagem.que teve o intuito de oferecer sugestões de metodologias ativas, ferramentas que auxiliam na utilização dessa prática, bem como exemplos de aplicabilidade

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Metodologias ativas: estratégias que favorecem o processo de ensino aprendizagem no curso técnico de enfermagem. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14260, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14260. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14260. Acesso em: 15 out. 2025.