Estado e educação no Brasil: do manifesto de 1932 à primeira LDB
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v6i2.14580Palavras-chave:
EducaçãoResumo
O período entre 1930 e 1964 foi marcado, no Brasil, por profundas mudanças estruturais nas áreas econômica, política, social e por importantes discussões educacionais. A partir de 1930, o país buscou se inserir nos parâmetros do mundo moderno, industrializado e urbanizado. Esse processo aconteceu sob a égide de um regime político marcado pela ação de um Estado nacional centralizado e autoritário, baseado no populismo e no nacional~desenvolvimentisrno, que definiu os rumos de um modelo de educação que tinha como meta servir de instrumento realizador de um projeto de desenvolvimento capitalista. Neste texto, resultante de uma pesquisa bibliográfica, pretende-se oferecer subsídios para a compreensão do periodo.
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Publicado
2023-04-05
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Estado e educação no Brasil: do manifesto de 1932 à primeira LDB. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 39–57, 2023. DOI: 10.5335/rep.v6i2.14580. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14580. Acesso em: 16 out. 2025.