Geografia, ciência e ensino

Autores

  • Ana Maria Radaelli da Silva Universidade de Passo Fundo Autor
  • Zélia Guaresehi Fioreze Universidade de Passo Fundo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v6i2.14586

Palavras-chave:

história do conhecimento geográfico, conhecimento científico geográ- fico, geografia, ciência e ensino

Resumo

Aelaboração deste texto visa oferecer à discussão dos acadêmicos e dos graduados em geografia um material orientador da reflexão sobre como um saber foi sendo gestado, enraizando-se sobre outros saberes anteriores e gestando saberes posteriores. Com isso, busca-se privilegiar o que se relaciona ou tem influência mais direta na ciência geográfica. Mesmo que não se tenha feito um marco cronológico definitivo, o texto privilegia o que foi decorrente da Revolução Científica do século XVII, precursora de novas concepções, anunciando um novo evento, o iluminismo, que viria emancipar a ciência no século XVIII, da mesma forma que operaria revoluções políticas e culturais. Para a geografia, esse é um marco que vai determinar sua trajetória como ciência desde sua institucionalização, passando pelas reformulações paradigmáticas e chegando ao momento atual como uma disciplina comprometida com a prática social no
espaço terrestre.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Radaelli da Silva, Universidade de Passo Fundo

     

     

Downloads

Publicado

2023-04-05

Como Citar

Geografia, ciência e ensino. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 91–101, 2023. DOI: 10.5335/rep.v6i2.14586. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14586. Acesso em: 15 out. 2025.