Metamorfoses formativas em contextos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14681

Palavras-chave:

educação; tecnologias digitais; controle ideológico; professor.

Resumo

O artigo discute a relação entre educação, controle e tecnologias digitais, a partir das experiências projetadas durante a pandemia. Problematiza os possíveis desdobramentos da ação pedagógica frente às novas funcionalidades da máquina, do controle do trabalho pedagógico que foi normalizado com o ensino remoto emergencial. O debate aponta para (1) o legado da pandemia e a consequente ausência do lugar da autoridade pedagógica decorrente da violência sistêmica e operacional implementada; (2) a perda do poder pedagógico como sintoma da incapacidade de coordenar práticas dialógicas com o outro no sistema operacional digital; e (3) as dificuldades do professor em tornar o seu saber válido e gerar (auto)confiança no contexto caótico, de ressurgimento da barbárie, de urgências e violências externas. Tais metamorfoses são de extrema relevância para dar visibilidade às reconfigurações do campo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elaine Conte, Universidade La Salle

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e líder do grupo NETE/UNILASALLE/CNPq.

  • Catia Piccolo Viero Devechi, Universidade de Brasília

    Professora associada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, vinculada a Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação - PDCA. Graduada em Pedagogia com habilitação em pré-escola pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008).

  • Aline Maria de Oliveira Weber Moraes, Universidade La Salle/UNILASALLE

    Graduada em Pedagogia (2007) e Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, ambas pela UNILASALLE (2009). Atuou como professora de Educação Infantil na rede privada e pública. Atualmente é Orientadora Educacional na rede pública municipal de Canoas/RS. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq). Mestranda em Educação pela Unilasalle/Canoas.

  • Carla Dias da Silveira, Universidade La Salle/UNILASALLE

    Graduada em Educação Física pelo Instituto Metodista IPA (2004). Mestranda em Educação (UNILASALLE) e servidora pública municipal de CANOAS/RS.

Downloads

Publicado

2023-06-12

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Metamorfoses formativas em contextos de pandemia. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14681, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14681. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14681. Acesso em: 15 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)