Educação e ética: a conquista da autonomia segundo Jürgen Habermas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v10i1.14703Palavras-chave:
Ética. Autonomia. Habermas.Resumo
O objetivo deste artigo é abordar o ideal de autonomia da filosofia moderna na perspectiva de Jürgen Habermas e suas consequências para a educação. Procuro mostrar como tal conceito está relacionado com a sua ética do discurso, salientando as distinções e similitudes do seu pensamento com o de Kant, filósofo que se encontra na raiz histórica do conceito de autonomia e cuja ética, em vários aspectos, influenciou aquela de Habermas.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2023-04-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Educação e ética: a conquista da autonomia segundo Jürgen Habermas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 116–126, 2023. DOI: 10.5335/rep.v10i1.14703. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14703. Acesso em: 16 out. 2025.