Metacognição em simulação clínica

auxiliando o estudante a aprender a aprender

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14805

Palavras-chave:

Metacognição, Treinamento por Simulação, Aprendizagem

Resumo

Aprender a aprender implica em desenvolver habilidades e estratégias para melhorar o próprio processo de aprendizagem. A simulação clínica é uma técnica que consiste em construir ambientes similares aos encontrados na prática assistencial, promovendo o aprendizado, entre outros, do raciocínio clínico, tomada de decisão e a melhoria contínua dos resultados. Desse modo, tomar consciência dos processos cognitivos em simulação é fundamental para obter os melhores resultados na utilização da técnica. O objetivo do estudo foi explorar além do visível durante as práticas simuladas, à luz da teoria metacognitiva. Visa compreender o processo metacognitivo durante todas as etapas, no intuito de conhecer as operações mentais da aprendizagem discente, e propor ações docentes de fomento ao pensamento metacognitivo frente a resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva de caráter qualitativo. O processo metacognitivo foi explorado em três cenários de simulação, aplicados a uma turma de acadêmicos do curso de medicina. Os resultados evidenciaram a metacognição e suas formas de manifestação ao longo do discurso dos sujeitos, durante todas as etapas. E a partir disso, elencou-se questões orientadoras para despertar a metacognição nas etapas briefing e debriefing, de forma a explorar além dos processos cognitivos e atingir a metacognição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thais Lazaroto Roberto Cordeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ)

  • Luciana Rocha dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ)

  • Mauricio Abreu Pinto Peixoto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Doutor em Medicina - Clínica Obstétrica (UFRJ) 

Downloads

Publicado

2023-06-05

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

Metacognição em simulação clínica: auxiliando o estudante a aprender a aprender. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14805, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14805. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14805. Acesso em: 15 out. 2025.