Metacognição no ensino de ciências e na formação do enfermeiro
revisão de estudos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14816Palavras-chave:
Metacognição, Formação em Enfermagem, Ensino de ciências e saúdeResumo
Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão integrativa de literatura que teve como objetivo analisar a metacognição na formação do profissional de Enfermagem. A partir da seleção de 11 artigos após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, foi possível detectar 03 categorias: Metacognição e o ensino de ciências; Metacognição e o ensino em Enfermagem e metacognição no campo da saúde. O estudo possibilitou vislumbrar a interface da metacognição com o desenvolvimento do ensino-aprendizado na formação dos profissionais de Enfermagem e a necessidade de um olhar mais crítico sobre os processos de aquisição de conhecimento desses futuros profissionais. Espera-se que novos estudos sejam conduzidos para que possamos compreender melhor e relação do ensino de ciências e saúde na formação em Enfermagem como ferramenta capaz de produzir mudanças no atual cenário de oferta de cuidados aos usuários dos serviços de saúde em nosso PaísDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2023-06-05
Edição
Seção
Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Metacognição no ensino de ciências e na formação do enfermeiro: revisão de estudos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14816, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14816. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14816. Acesso em: 15 out. 2025.