Metacognição no ensino de ciências e na formação do enfermeiro

revisão de estudos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14816

Palavras-chave:

Metacognição, Formação em Enfermagem, Ensino de ciências e saúde

Resumo

Trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo revisão integrativa de literatura que teve como objetivo analisar a metacognição na formação do profissional de Enfermagem. A partir da seleção de 11 artigos após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, foi possível detectar 03 categorias: Metacognição e o ensino de ciências; Metacognição e o ensino em Enfermagem e metacognição no campo da saúde. O estudo possibilitou vislumbrar a interface da metacognição com o desenvolvimento do ensino-aprendizado na formação dos profissionais de Enfermagem e a necessidade de um olhar mais crítico sobre os processos de aquisição de conhecimento desses futuros profissionais. Espera-se que novos estudos sejam conduzidos para que possamos compreender melhor e relação do ensino de ciências e saúde na formação em Enfermagem como ferramenta capaz de produzir mudanças no atual cenário de oferta de cuidados aos usuários dos serviços de saúde em nosso País

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernanda Zerbinato Bispo Velasco, UFRJ

    Doutoranda em educação, ciências e saúde pelo núcleo de tecnologia educacional para a saúde- Nutes/UFRJ. Mestre em educação profissional em saúde pela Fiocruz. No momento atua como docente do curso técnico de enfermagem do CEFET/RJ UNED-NI.

  • Katy Conceição Cataldo Muniz Domingues, UFRJ

    Doutora em educação, ciências e saúde pelo núcleo de tecnologia educacional para a saúde- Nutes/ UFRJ. No momento atua como docente do curso de enfermagem da Universidade Santa Úrsula (USU) e do programa de Residência Multiprofissional do Hospital Central do Exército (HCE).

Downloads

Publicado

2023-06-05

Edição

Seção

Dossiê - Metacognição nos processos de ensino e aprendizagem

Como Citar

Metacognição no ensino de ciências e na formação do enfermeiro: revisão de estudos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14816, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14816. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14816. Acesso em: 15 out. 2025.