Influências do contexto educativo brasileiro na identidade linguística de alunos imigrantes haitianos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14837Palavras-chave:
imigrantes haitianos, identidade linguística, língua portuguesaResumo
O objetivo deste texto é compreender a construção da identidade linguística de crianças haitianas matriculadas no ensino Fundamental I em três escolas municipais de Sinop, Mato Grosso, a partir das vozes da equipe educacional, dos pais e dos alunos. É uma pesquisa qualitativa interpretativista, desenvolvida com 6 (seis) crianças, 8 (oito) professores, 3 coordenadoras pedagógicas e 4 (quatro) pais. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante e registros em diário reflexivo. Os dados mostram que é necessário muito empenho dos professores para integrar os alunos nas atividades escolares concernentes ao aprendizado da língua portuguesa. Mostram, também, que as crianças apresentam uma pluralidade linguística própria de seu povo que influencia diretamente o processo de construção de sua identidade.
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Copyright (c) 2023 Leandra Ines Seganfredo Santos, Karina Merlino Ávila

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