Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

o que dizem as crianças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14908

Palavras-chave:

Crianças, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Processo de Transição

Resumo

O artigo traz resultados de um estudo que teve como objetivo perceber como ocorre o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, na perspectiva das crianças. Trata-se de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública municipal na cidade de Natal/RN, no início do ano letivo. Foram realizadas observações sistemáticas, no período de acolhimento às crianças no 1º ano e duas entrevistas semiestruturadas, individual e coletiva, com 6 (seis) crianças. Autores como Neves (2010),  Faria (2012),  Martinati (2012), Motta (2013), Ribeiro (2014) e Paulino e Queiroz (2018) tratam sobre esse processo de transição e corroboram com a discussão teórica. Com o estudo  percebeu-se os sentimentos de medo e insegurança das crianças, e também de euforia ao ingressar no 1º ano, a ausência que sentem das brincadeiras presentes na educação infantil e o desânimo na realização de atividades repetitivas e sem sentido. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Bezerra Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestranda em educação na mesma instituição de ensino, participante da linha de pesquisa Educação, currículo e práticas pedagógicas. 

  • Maria Cristina Leandro de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando nos cursos de pedagogia presencial e a distância, no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais (PPgITE) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd). Os estudos versam sobre Formação Docente nas áreas de educação infantil, alfabetização, tecnologias educacionais e educação a distância

Downloads

Publicado

2023-10-29

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: o que dizem as crianças?. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14908, 2023. DOI: 10.5335/rep.v30i0.14908. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/14908. Acesso em: 15 out. 2025.