Autoridade e discurso pedagógico contemporâneo

apontamentos a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v30.15341

Palavras-chave:

Discurso do Capitalista, Discurso Pedagógico Contemporâneo, Autoridade

Resumo

Pode um documento de referência para a educação de um país nos dizer acerca do lugar da autoridade na cultura? É a essa questão que buscamos responder a partir da discussão que segue. As reflexões que aqui serão expostas são fruto de uma pesquisa de doutorado, na qual visamos fazer apontamentos acerca da presença do discurso do capitalista, conforme teorização de Lacan (1972), no discurso pedagógico contemporâneo. Nossa investigação tomou uma peça do discurso pedagógico, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira, para uma análise acerca do fluido movimento entre o que circula na cultura e o que recai no documento, interferindo no fazer dos educadores da nossa época. Nossa análise apontou trechos do documento que dizem respeito a aspectos importantes no que concerne à autoridade. O primeiro aspecto é o que chamamos de autonomismo e o segundo de inflação da potência do aluno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lia Silva Fonteles Serra, Universidade Federal do Maranhão

    Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2021). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2013). Graduada em Psicologia (2009) e em Pedagogia (2008). Professora Adjunta do Departamento de Educação 2 da Universidade Federal do Maranhão. Possui experiência de trabalho e pesquisa nas áreas de Psicologia da Educação e Formação de Professores, com ênfase em Psicanálise e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso pedagógico, mal-estar docente e discente, infância e cultura contemporânea. Atualmente coordena o GEPPE/UFMA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Educação.

Downloads

Publicado

2024-02-02

Edição

Seção

Dossiê - Psicanálise, educação, subjetividade e ética em tempos neoliberais

Como Citar

Autoridade e discurso pedagógico contemporâneo: apontamentos a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e15341, 2024. DOI: 10.5335/rep.v30.15341. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/15341. Acesso em: 15 out. 2025.