Contribuições, percepções e práticas sobre tecnologias no ensino das ciências
uma revisão sistemática envolvendo a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15665Palavras-chave:
tecnologias digitais, ensino de ciências, formação docente, revisão sistemáticaResumo
O artigo analisa produções envolvendo a formação docente para o uso das tecnologias digitais (TD) na área do ensino das Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), identificando nos focos dos estudos contribuições dos processos formativos na construção de concepções e práticas pedagógicas. Para tanto, apresenta resultados de uma revisão sistemática realizada em dez revistas da área de Ensino com recorte temporal de 2013-2023. Os achados indicam que os estudos estão centralizados em quatro focos das publicações: Formação inicial e uso das TD; Formação continuada e uso das TD; Concepções e percepções sobre TD e Práticas com uso de tecnologias. De modo geral, identifica-se um interesse pelas contribuições de experiências formativas que incitam a utilização das TD na mediação pedagógica, mas que ainda é pouco explorado sobre as concepções e práticas construídas após a partir da participação em processos formativos dessa ordem.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

