O uso do livro didático na educação infantil
alguns apontamentos
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.15871Palavras-chave:
PNLD, Estudos da Infância, Educação Infantil, Livro Didático, CriançasResumo
O presente artigo é decorrente de duas pesquisas teóricas, que investigaram o uso do livro didático na educação infantil, realizando apontamentos baseados nos Estudos da Infância. Assim, propõe-se: i) analisar as concepções de infância, criança e educação infantil presentes em livros didáticos voltados às crianças; ii) compreender o lugar dos processos de leitura e escrita nessa etapa da educação básica. Como metodologia para escrita deste texto, desenvolveu-se uma análise documental e de conteúdo dos volumes I e II de uma obra aprovada no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD-2022) e que foi adotada em diversas escolas públicas de municípios mineiros. Os resultados apontam que as concepções de criança, infância e educação infantil se amparam em uma organização didática atrelada aos Direitos de Aprendizagem. Contudo, a maioria das atividades privilegiam tarefas de leitura e escrita mecânicas destinadas à preparação para o ensino fundamental.
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