Conhecendo os sujeitos da EJA
experiências de uma dinâmica de aproximação e diálogo entre estudantes e professores
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16065Palavras-chave:
sujeitos da EJA, ensino dialógico, relação professor-estudante, conhecimento do estudante, relato de experiênciaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar, por meio de relato de experiência, uma dinâmica de aproximação e diálogo realizada nos primeiros encontros do ano letivo de 2023 em duas turmas da etapa VII da EJA, em uma escola estadual da cidade de Salvador, Bahia. A intervenção consistiu em uma atividade dialógica sistematizada que permitiu aos estudantes compartilharem aspectos concretos das suas condições de vida. Durante a sua realização, os estudantes expuseram desafios relacionados ao trabalho, apresentaram sua dinâmica familiar e expectativas sobre a escola, além de expressarem os impactos que tais aspectos possuem sobre a sua permanência e êxito na escola. Esses resultados são discutidos, neste relato, à luz do seguinte referencial teórico: Arroyo (2011); Gadotti (2011); Paula e Oliveira (2011); Freire (1996; 2021) e Rogers (2009). A ação realizada não só nos apresentou a realidade concreta dos participantes, marcada por desafios e potencialidades, como deu subsídios à reflexão de ações pedagógicas com vistas à emancipação dos sujeitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues, Tiago Santos Sampaio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.