Influência dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física Escolar em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16108Palavras-chave:
Educação; Educação Física; Conteúdos de ensino; Formação de professores; Mundo do trabalho.Resumo
O estudo teve como objetivo analisar a influência do gênero, local de trabalho, experiência profissional e o nível acadêmico dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de educação física (EF). A amostra foi constituída por 56 professores, que responderam questionários com informações pessoais e conteúdos ministrados nas aulas de EF. Os resultados revelaram que a Saúde e Estilo de Vida (SEV), Práticas Esportivas (PE) e Cidadania Ativa (CA) no ensino primário e as Habilidades Motoras Fundamentais (HMF), no ensino secundário foram os conteúdos da EF mais utilizados. A PE é mais utilizada pelas professoras do que seus pares professores. As HMF foram as mais utilizadas pelos professores com nível médio de escolaridade. Conclui-se que o gênero, local de trabalho, experiência e nível escolar do professor foram fatores que afetaram na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino da EF, no subsistema de ensino em Moçambique.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Timóteo Daca, Gustavo Sinezio Goulart, Bernardo Matsimbe, Armenio Matsolo, Pedro Pessula, Ricardo Drews

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.