Influência dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física Escolar em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16108

Palavras-chave:

Educação; Educação Física; Conteúdos de ensino; Formação de professores; Mundo do trabalho.

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a influência do gênero, local de trabalho, experiência profissional e o nível acadêmico dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de educação física (EF). A amostra foi constituída por 56 professores, que responderam questionários com informações pessoais e conteúdos ministrados nas aulas de EF. Os resultados revelaram que a Saúde e Estilo de Vida (SEV), Práticas Esportivas (PE) e Cidadania Ativa (CA) no ensino primário e as Habilidades Motoras Fundamentais (HMF), no ensino secundário foram os conteúdos da EF mais utilizados. A PE é mais utilizada pelas professoras do que seus pares professores. As HMF foram as mais utilizadas pelos professores com nível médio de escolaridade. Conclui-se que o gênero, local de trabalho, experiência e nível escolar do professor foram fatores que afetaram na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino da EF, no subsistema de ensino em Moçambique.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Timóteo Daca, Universidade Pedagógica de Maputo

    Doutor em Educação Física - Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade de Educação Física e Desporto na Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

  • Gustavo Sinezio Goulart, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestrando em Fisioterapia no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia/ Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Brasil.

  • Bernardo Matsimbe, Universidade Pedagógica de Maputo

    Doutorando em Ciências do Desporto na Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

  • Armenio Matsolo, Universidade Pedagógica de Maputo

    Doutorando em Ciências do Desporto, na Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

  • Pedro Pessula, Universidade Pedagógica de Maputo

    Doutor em Educacao/Curriculo, mestre em Ciencias de Educacao/Ensino de Educcao Fisica e Desporto Escolar, licenciado em Ensino de Educacao Fisica e Desporto Escolar. Docente na Universidade Pedagogica de Maputo, Faculdade de Educacao Fisica e Desporto.

  • Ricardo Drews, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutor em Educação Física, Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Influência dos professores na seleção e inclusão dos conteúdos de ensino nas aulas de Educação Física Escolar em Moçambique. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16108, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16108. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16108. Acesso em: 15 out. 2025.