Autismo e Paulo Freire
A Inter-relação entre Ética, Estética e Política
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16121Palavras-chave:
Autismo; Educação; Desenvolvimento.Resumo
Este artigo investiga a educação escolar com foco no pleno desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), à luz dos princípios apresentados na legislação nacional e na obra de Paulo Freire. O texto faz breves considerações sobre o transtorno e suas especificidades, com base na obra de Freire e em teóricos que discutem o TEA. Destaca que a educação inclusiva, segundo a perspectiva do educador brasileiro, deve ser conscientizadora e transformadora, com ênfase na ética do respeito, na política da cidadania e na estética da humanização. Apresenta como esses princípios podem ser visualizados e aplicados na educação escolar, promovendo um ambiente acolhedor e equitativo, e reconhecendo que a diferença é uma característica inerente a todos os seres humanos. Conclui que a inter-relação dos princípios com a educação de pessoas com TEA não apenas é legal, mas também viável, fortalecendo o desenvolvimento do potencial humano e respeitando seus limites.
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Copyright (c) 2024 Uania Soares Rabelo de Moura, Natália Medina Araújo, Anne Gabriele Lima Sousa d Carvalho

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