Construindo pontes

escola e família compartilhando conhecimento na alfabetização inclusiva de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16160

Palavras-chave:

educação de jovens e adultos, deficiência intelectual, entrevistas, colaboração escolar, compartilhamento do conhecimento

Resumo

A alfabetização adquire maior relevância quando se trata de pessoas com deficiência intelectual, que frequentemente enfrentam desafios adicionais no aprendizado. Com o objetivo de pesquisar a dinâmica do compartilhamento de conhecimento entre a escola e as famílias, este estudo se concentra na alfabetização e no desenvolvimento da autonomia de jovens e adultos com deficiência intelectual. A pesquisa é realizada em uma instituição especializada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas entrevistas com profissionais da instituição. As e respostas foram analisadas qualitativamente com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados destacam a colaboração entre escola e família e apontam questões práticas do relacionamento entre profissionais da EJA na modalidade de Educação Especial, indicando que o compartilhamento do conhecimento envolve motivação, confiança, cooperação e comprometimento profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lilian Cibele Vargas, Universidade Cesumar

    Mestre em em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Universidade Cesumar. UNICESUMAR. Professora pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Paraná – SEED. Graduada em Estudos Sociais e Geografia pela Fundação Faculdade Municipal de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina.

  • Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias, Universidade Cesumar

    Doutora em Ciência Política (Universidade de São Paulo), Mestrado em Sociologia Política (Universidade Federal de Santa Catarina) e Graduação em Ciências Sociais (Universidade Federal de Santa Catarina). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI); Professora do Programa Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR.

  • Viviane Sartori, Universidade Cesumar

    Doutora e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Universidade Federal de Santa Catarina) e Graduação em Pedagogia (Universidade Estadual de Maringá). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI); Professora do Programa Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar – UNICESUMAR.

Downloads

Publicado

2025-08-14

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Construindo pontes: escola e família compartilhando conhecimento na alfabetização inclusiva de jovens e adultos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16160, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16160. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16160. Acesso em: 15 out. 2025.