Mapeamento do atendimento educacional hospitalar no Brasil
um encontro entre Educação e Saúde
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16175Palavras-chave:
educação, saúde, atendimento educacional, hospitalResumo
A educação e a saúde caminham juntas com o objetivo de assegurar o direito à educação ao estudante em tratamento de saúde impossibilitado de frequentar a escola. Para atender a esse propósito, o atendimento pedagógico hospitalar permite que os estudantes continuem sua rotina de aprendizagem durante a internação. Os professores adaptam os conteúdos pedagógicos buscando garantir seu progresso escolar dos estudantes. Este texto pretende apresentar uma discussão sobre as narrativas legais a respeito do atendimento pedagógico hospitalar entre os anos de 2012 a 2023, por meio de uma análise documental com o objetivo de mapear o crescimento das classes hospitalares no Brasil, e as relações estabelecidas entre os órgãos educacionais e de saúde. O estudo identificou um significativo crescimento das escolas hospitalares no Brasil nesse período e a importância da cooperação entre as equipes de saúde e educação para o funcionamento adequado das classes hospitalares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cristiane Nobre Nunes, Ecleide Cunico Furlanetto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.