Pesquisa e Formação docente
contribuições de um grupo colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16246Palavras-chave:
Início da docência, Pedagogia, Desenvolvimento profissionalResumo
Este artigo tem por objetivo revelar os dizeres e fazeres da produção acadêmica de integrantes de um grupo colaborativo voltado à formação e à inserção profissional de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, apontando contribuições destas ações para a transição da vida de estudante para a vida de professor/a. Para isso, resgatamos, selecionamos, lemos e analisamos a produção do grupo gerada entre os anos de 2010 e 2012. Os resultados apontam que as ações desencadeadas entre 2010 e 2012 possibilitaram o desenvolvimento profissional das professoras e das futuras professoras que dele fizeram parte, gerando contribuições de natureza pessoal e acadêmica, até então impensadas. Dentre outras coisas, isto se deve ao empenho, à dedicação e ao compromisso do grupo de pesquisa, que investiu em seus processos formativos e produziu conhecimentos a partir da interação/integração/imersão na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Monica Vasconcellos, Sheila Denize Guimarães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.