A pesquisa como princípio educativo no exercício da docência
abordagem translacional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16340Palavras-chave:
ensino, pesquisa, pesquisa translacional, aprendizagem significativaResumo
O artigo em destaque parte do objetivo de analisar uma experiência docente que alinha o ensino com a pesquisa, utilizando a pesquisa translacional como uma abordagem que possibilita a integração eficaz entre teoria e prática, promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora para os alunos. Na organização das atividades, a sequência didática e a prática investigativa contribuíram para organizar o conjunto das experiências vividas pelo professor e por alunos no contexto da pesquisa. Os resultados apontam para uma ressignificação da prática docente, conectando o ensino e a pesquisa na formação dos alunos a partir do incentivo de um ambiente de aprendizagem dinâmico e contextualizado, em que a pesquisa translacional possibilitou a unidade teoria e prática, promovendo experiências interativas e motivadoras que estimularam o interesse e a compreensão dos alunos referentes aos conceitos estudados de maneira prática e envolvente, essenciais para uma aprendizagem significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fidelis Lima Leal, Hilda Mara Lopes Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.