A pesquisa como princípio educativo no exercício da docência
abordagem translacional
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v31.16340Palavras-chave:
ensino, pesquisa, pesquisa translacional, aprendizagem significativaResumo
O artigo em destaque parte do objetivo de analisar uma experiência docente que alinha o ensino com a pesquisa, utilizando a pesquisa translacional como uma abordagem que possibilita a integração eficaz entre teoria e prática, promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora para os alunos. Na organização das atividades, a sequência didática e a prática investigativa contribuíram para organizar o conjunto das experiências vividas pelo professor e por alunos no contexto da pesquisa. Os resultados apontam para uma ressignificação da prática docente, conectando o ensino e a pesquisa na formação dos alunos a partir do incentivo de um ambiente de aprendizagem dinâmico e contextualizado, em que a pesquisa translacional possibilitou a unidade teoria e prática, promovendo experiências interativas e motivadoras que estimularam o interesse e a compreensão dos alunos referentes aos conceitos estudados de maneira prática e envolvente, essenciais para uma aprendizagem significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

