Inovação, educação e modo de vida sustentável

entre a hybris neoliberal e a sophrosine de outro imaginário possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v31.16386

Palavras-chave:

Inovação, Educação, Valores, Modo de vida sustentável

Resumo

O presente texto discute a relação inovação e educação com o intuito de situá-la de um modo ampliado relativamente às perspectivas reducionistas que a têm pautado no cenário educacional. Inicialmente, aborda-se a “hybris prometeica”, ínsita à concepção neoliberal de inovação, indicando-se que sua desmesura, alicerçada no princípio do desempenho e da concorrência, acaba adotando uma visão que reduz inovação à sua dimensão econômica e tecnológica, além de supô-la neutra em termos de valores. Na sequência, com o apoio da obra da economista Mariana Mazzucato, mostra-se que a visão neoliberal de inovação toma, como base de sustentação, a noção de valor como “extração de valor” e que sua substituição pelo conceito de “criação de valor” possibilita pensar a inovação vinculada a uma concepção de desenvolvimento sustentável. No último passo, discute-se como a hybris inovacionista neoliberal avança sobre a educação e sugere-se, à luz de Mazzucato, uma visão ampliada de inovação em educação. Esta é articulada mediante o conceito de valor como criação coletiva e apresentada como capaz de ser orientada a um modo de vida sustentável.

Palavras-chave: Inovação. Educação. Valores. Modo de vida sustentável. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ângelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo

    Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas; pós-doutorado também pela UNICAMP/SP (2012). É professor e pesquisador no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e no PPGEDU (mestrado e doutorado) da Universidade de Passo Fundo (UPF).

  • Andrei Luiz Lodéa, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC. Professor do curso de Filosofia e da área de Ética e Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2024-10-26

Edição

Seção

Dossiê - Inovação, tecnologia e formação

Como Citar

Inovação, educação e modo de vida sustentável: entre a hybris neoliberal e a sophrosine de outro imaginário possível . Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 31, p. e16386, 2024. DOI: 10.5335/rep.v31.16386. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16386. Acesso em: 15 out. 2025.