Análise Comparativa

Currículo de Matemática no Ensino Médio da BNCC e do IFSul Campus Pelotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16619

Palavras-chave:

BNCC, Matemática, IFSul

Resumo

O presente estudo objetivou comparar o programa curricular de Matemática atual com a proposta da BNCC e a sua implantação na área da Matemática no Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul). Para isso, foram realizados encontros. A partir de um grupo focal dos professores de Matemática do referido local. Após o contato com as competências e habilidades estabelecidas pela BNCC, os docentes puderam comparar com o programa curricular atual dos cursos técnicos. Após as discussões, chegou-se às seguintes considerações: para alguns, esse foi o primeiro contato com o documento; ao fazer o comparativo, identificaram que há aproximações, ou seja, muito já está sendo feito; notou-se uma lacuna na formação discente pela falta da abordagem dos conteúdos estatísticos, com exceção do curso técnico em Química; e, por fim, a proposta de uma metodologia com maior protagonismo dos estudantes na elaboração dos problemas e na construção de conjecturas matemáticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lupi Scheer dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande. Licenciado em Matemática, pela Universidade Federal de Pelotas. Professor do Instituto Federal Sul-Rio-grandense - Campus Pelotas.

  • Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

    Universidade Federal do Rio Grande-FURG, Professora Associada do Instituto de Matemática, Estatística e Física-IMEF, Rio Grande, Brasil. Pós-Doutora pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Moçambique. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.

Downloads

Publicado

2025-06-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Análise Comparativa: Currículo de Matemática no Ensino Médio da BNCC e do IFSul Campus Pelotas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16619, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16619. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16619. Acesso em: 15 out. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)