Estratégias de ensino na formação de enfermeiros

uma abordagem pela Aprendizagem Significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.16678

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Enfermagem, Formação, Estratégias de Ensino

Resumo

Este trabalho objetivou analisar como as estratégias pedagógicas possibilitam aprendizado significativo na formação em Enfermagem. Utilizou-se metodologia qualitativa, tipo estudo de caso, em uma universidade no Maranhão. A coleta de dados ocorreu por análise documental do projeto pedagógico e entrevistas semiestruturadas com 16 docentes e 28 discentes. Os dados foram analisados pelo software webQDA® e categorizados conforme Minayo. As principais estratégias identificadas foram atividades práticas, cenários de simulação realística, tecnologias com jogos, aprendizagem baseada em equipes (TBL) e em problemas (PBL). A pesquisa evidencia que essas estratégias contribuem para a formação significativa de enfermeiros, alinhando a organização didático-pedagógica aos pressupostos teóricos e filosóficos da aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Jadson Silva Bandeira, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA – Brasil

    Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) (2012). Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém-PA (2013). Especialista em Gestão da Atenção Primária em Saúde pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém-PA (2014). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém-PA (2016). Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2024). Professor da Faculdade de Medicina do Centro Universitário INTA, em exercício. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE) da UFBA.

  • Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA – Brasil

    Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (2005). Especialista em Enfermagem com Ênfase em Terapia Intensiva pela Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Porto Alegre-RS (2007). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (2008). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2012). Especialista em Gestão Hospitalar pela UNINTER (2016). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2018). Especialista em Metodologias Ativas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) (2020). Bacharela em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) (2023). Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UFPEL em exercício provisório no Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde da UFBA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração dos Serviços de Enfermagem (GEPASE) da UFBA.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Como Citar

Estratégias de ensino na formação de enfermeiros: uma abordagem pela Aprendizagem Significativa. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e16678, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.16678. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/16678. Acesso em: 15 jan. 2026.