Aprendizagem criativa como base para desenvolvimento da literacia digital de jovens em tratamento oncológico
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16694Palavras-chave:
Literacia digital, Aprendizagem criativa, Educação, Câncer infantojuvenilResumo
Esta pesquisa tem como objetivo propor um conjunto de práticas educacionais baseadas na aprendizagem criativa para o desenvolvimento da literacia digital de adolescentes em tratamento oncológico. Foram realizadas oficinas de criatividade e tecnologia com adolescentes em tratamento oncológico, desenvolvendo a literacia digital dos participantes em práticas educacionais diversas. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo e coleta de produções dos participantes e analisados a partir dos pressupostos metodológicos. Os resultados demonstram que as propostas promoveram o desenvolvimento da literacia digital, tendo os elementos da aprendizagem criativa como parte essencial do processo. Assim, entende-se a que a aprendizagem criativa e literacia digital foram perspectivas adequadas para atuar no atendimento educacional de adolescentes em tratamento oncológico, uma vez que possibilitaram o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos amplos a partir das vivências e da cultura digital da qual os participantes estão inseridos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paulo Ricardo dos Santos, Débora Nice Ferrari Barbosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.