Que eu saia da faculdade sabendo o que preciso...
O que dizem pibidianos de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16792Palavras-chave:
Educação Matemática, concepções de Matemática, formação inicial de professores de MatemáticaResumo
Este artigo investiga as concepções de Matemática, seu ensino e aprendizagem reveladas por futuros professores de Matemática, os quais participavam do Pibid de Matemática de uma Universidade Pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja produção de dados foi realizada por meio de gravações de reuniões do Pibid de Matemática no período de abril a novembro de 2021. A pesquisa considerou e identificou, a partir de um quadro teórico estruturado, duas formas de conceber a Matemática, as quais interferem no seu ensino e na sua aprendizagem: a de uma Matemática pronta e acabada; e a de uma Matemática em construção. A concepção da Matemática em construção ganha maior evidência nos diálogos dos pibidianos quando consideram o aluno no centro dos processos de ensino e aprendizagem, também devido às discussões sobre as metodologias que poderiam ser utilizadas para a efetivação da aprendizagem no período de ensino remoto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Ivete Basniak, Egea Viviane Gomes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.