Os Livros Didáticos do PNLD 2021 e suas Contribuições no Enfrentamento às Notícias Falsas
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v32.16847Palavras-chave:
Notícias Falsas, Livro Didático, CiênciaResumo
Este trabalho objetivou verificar quais as contribuições dos Livros Didáticos do PNLD 2021 dos Projetos Integradores da Área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias no enfrentamento às Notícias Falsas. O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa documental, na qual realizamos uma análise de treze livros aprovados no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 para o Ensino Médio. Como método de análise utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2016). Identificamos a presença significativa do tema nos livros didáticos. Entre os termos encontrados, a expressão Fake News aparece em abundância. Entendemos que os livros didáticos analisados, aliados ao trabalho docente, podem contribuir na formação de um pensamento crítico nos alunos e na disseminação de informações científicas corretas, atuando no enfrentamento às Notícias Falsas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marianne Cássia Carvalho Teixeira, Alana Priscila Lima de Oliveira, Elton Casado Fireman

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.