Perguntas de crianças como geradoras de ações extensionistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17028

Palavras-chave:

extensão universitária, divulgação científica, formação inicial de professores

Resumo

As atividades de extensão universitária, ao promoverem a divulgação científica, constituem um importante caminho para a inserção curricular da extensão nos cursos de graduação. Este estudo investigou de que forma perguntas elaboradas por crianças podem fomentar ações extensionistas na formação inicial de professores. Foram selecionadas, por amostragem aleatória simples, dez perguntas de estudantes do 5º ano da Educação Básica participantes da atividade "Quero Saber: cartas ao cientista", vinculada ao projeto de extensão "Ciência Pop: a divulgação científica em rede". As cartas-perguntas, provenientes de um banco de 323 cartas, foram categorizadas em cinco temas: Mitos e Ficção; Tecnologia e Engenharia; Ciências da Vida e Saúde; Física e Química; e Paleontologia. A análise evidenciou que as dúvidas das crianças representam oportunidades significativas para o desenvolvimento de práticas extensionistas por licenciandos da área de Ciências da Natureza, alinhando-se às diretrizes nacionais para a Extensão Universitária e aos referenciais teóricos sobre divulgação científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriano Lopes Romero, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutor em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

  • Olga Maria Schimidt Ritter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

  • Claudia Almeida Fioresi, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul.

  • Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2025-08-16

Edição

Seção

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

Como Citar

Perguntas de crianças como geradoras de ações extensionistas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17028, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17028. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17028. Acesso em: 15 out. 2025.