Cientistas em cena

o teatro como potencial espaço de divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17424

Palavras-chave:

tema científico, popularização da ciência, teatro científico

Resumo

Este trabalho analisa o uso do teatro como ferramenta de divulgação científica e ensino, destacando seu papel na construção de uma visão crítica e interdisciplinar sobre a ciência. Com base em uma revisão bibliográfica qualitativa, a investigação foca em três eixos: as dimensões educativas do teatro científico, suas aplicações práticas e itinerantes, e sua contribuição para a formação de professores. Os resultados apontam que o teatro promove o engajamento emocional e cognitivo dos estudantes, possibilitando a ressignificação de concepções equivocadas sobre a ciência. A itinerância de peças teatrais amplia o acesso à ciência em espaços não formais, fortalecendo o vínculo entre conhecimento científico e sociedade. Apesar dos avanços, os estudos indicam a necessidade de políticas públicas mais estruturadas e pesquisas de longo prazo. O teatro científico é uma estratégia potente para promover a alfabetização científica e a democratização do saber, contribuindo significativamente para a popularização da ciência no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Souto de Sousa Júnior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/RN - Brasil

    Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado e Doutorado em Química Pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Doutorado em Divulgação Científica no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) da Universidade de Lisboa (ULisboa), PT. Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Coordenador do Núcleo de Divulgação Científica Baobá (UFERSA). Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (2019-2021). Coordenador do curso de Licenciatura em Educação do Campo (2019-2022) e Coordenador de extensão da UFERSA campus de Angicos (2017-2019). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologia e Instituições (UFERSA), atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Formação de Professores, Divulgação Científica, Educação do Campo e Ensino de Ciências.

Downloads

Publicado

2025-12-18

Edição

Seção

Dossiê - Diálogos entre Ciência e Sociedade: o papel da Popularização, Divulgaçã

Como Citar

Cientistas em cena: o teatro como potencial espaço de divulgação científica. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17424, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17424. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17424. Acesso em: 15 jan. 2026.