O fenômeno do discurso de ódio na Mídia e o lugar da Educação em Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v32.17672

Palavras-chave:

educação em direitos humanos, mídia, discurso de ódio, políticas educacionais

Resumo

Este estudo trata de estratégias para o enfrentamento ao discurso de ódio na mídia pela Educação em Direitos Humanos (EDH).  A base teórica discute a nova e a velha mídia e seu lugar na política de EDH. É uma pesquisa documental que apresenta os Relatórios sobre Discurso de Ódio, tanto da ONU como do estado brasileiro, além de documentos orientadores da EDH. Os resultados demonstram a tendência do Estado para a revisão das políticas de EDH com atenção ao ambiente midiático, especialmente direcionadas à formação, com recomendações contidas nos documentos, como: educação e cultura em Direitos Humanos; a escola e a universidade como promotoras da convivência democrática; internet segura, educação midiática e comunicação popular e comunitária; proteção e reparação às vítimas dos discursos de ódio; dados e pesquisas para subsidiar as ações e as políticas públicas; boas práticas para jornalistas e comunicadores a fim de enfrentar o discurso de ódio

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisangela Lima de Andrade, Universidade Federal do Amapá, Macapa/AP - Brasil

    Doutoranda em Educação na Amazônia no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA). Mestra em Educação pela Universidad de La Empresa, com revalidação pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em "Imagem e Sociedade, estudos sobre cinema" e Graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará. Professora efetiva do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá.

  • Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões, Universidade Federal do Amapá

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente da Universidade Federal do Amapá, na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Direito, e em Educação na Amazônia (Doutorado). Lider do Grupo de Pesquisa Estudos em Direitos Humanos, Educação e Sociedade.

Downloads

Publicado

2025-12-11

Edição

Seção

Dossiê - Educação em Direitos Humanos: amorosidade no confronto com a cultura do

Como Citar

O fenômeno do discurso de ódio na Mídia e o lugar da Educação em Direitos Humanos. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 32, p. e17672, 2025. DOI: 10.5335/rep.v32.17672. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/17672. Acesso em: 15 jan. 2026.