O processo educativo: cultura e identidade indígenas

Authors

  • Claudio Luiz Orço Universidade do Oeste de Santa Catarina Author
  • Reinaldo Matias Fleuri Universidade Federal de Santa Catarina Author

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2044

Keywords:

Educação. Cultura. Identidade indígenas. Pedagogia crítica.

Abstract

A presente pesquisa foi desenvolvida junto à Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê, localizada no município de Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina, procurando responder à seguinte problemática: Como a escola pode contribuir no processo de revitalização da cultura e da identidade indígena caingangue naeducação básica? O objetivo central da pesquisa é aprofundar o papel da escola tendo em vista uma atuação pedagógica transformadora, que contribua para a revitalização da cultura e da identidade indígena caingangue. A metodologia foi sendo delineada a partir dos encontros de estudos com professores interessados em aprofundar as possibilidades de revitalização da cultura e da identidade indígena caingangue por meio da ação educativa da escola. Para tanto, desenvolvemos a pesquisa com base na produção teórica relativa ao tema, discutida de um ponto de vista crítico, pela aplicação de questionários, de entrevistas e da análise documental. A metodologia é, portanto, qualitativa, com um enfoque histórico-cultural. Todos os procedimentos visam a um melhor conhecimento da realidade social, econômica e cultural dos povos indígenas, tendo em vista a importância da preservação dos valores (cultura e identidade). Com base nos dados coletados e nas reflexões teóricas, observamos que as discussões mais intensas acerca da educação indígena ficam por conta de alguns professores, mesmo que o projeto pedagógico da unidade escolar tenha uma grande preocupação para com o processo de revitalização da cultura e identidade indígena. Porém, nem todos os professores estão suficientemente preparados para desempenhar tal função. Mesmo assim, é possível desenvolver um trabalho numa perspectiva histórico-cultural crítica que atenda aos interesses e anseios da escola e da comunidade caingangue. Isso só é possível com a organização de um trabalho coletivo e com a corresponsabilidade dos envolvidos no processo educativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Claudio Luiz Orço, Universidade do Oeste de Santa Catarina
    Doutorando em Educação pela UFSC. Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo - RS, mestre em Educação pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribeño (Iplac), convalidado pela UPF. Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Reinaldo Matias Fleuri, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), realizou estágios de pós-doutorado na Università Degli Studi di Perugia, Itália (1996), e na Universidade de São Paulo (2004). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2012-01-28

How to Cite

O processo educativo: cultura e identidade indígenas. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 17, n. 2, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2044. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2044. Acesso em: 16 oct. 2025.