OS JOVENS NA CONTEMPORANEIDADE: A EXPERIÊNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE A DINMICA DA ESCOLA E UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

Autores/as

  • Joseilda Sampaio de Souza Autor/a
  • Maria Helena Silveira Bonilla Universidade Federal da Bahia Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.2834

Palabras clave:

Cultura digital. Formação de professores. Jovens contemporâneos.

Resumen

O texto apresenta alguns resultados da pesquisa de mestrado, realizada entre os anos de 2009 e 2010, que investigou e analisou a possível interdependência entre dois projetos– um curso de pedagogia vinculado a um programa de formação de professores e um projeto de inclusão digital identificado como Tabuleiro Digital.Para a pesquisa adotamos como proposta metodológica a investigação qualitativa, de natureza exploratória e interpretativa, situados na etnopesquisa formação. Assim, apresentamos as características de jovens que estudam em duas escolas públicas municipais da cidade de Irecê, localizada no interior da Bahia, com o objetivo de apresentarmos a reflexão acercada constituição da cultura digital entre esses sujeitos. Esses jovens são alunos de professores-cursistas de um curso de pedagogia, portanto, estão integrados à dinâmica escolar e alguns deles são sujeitos interagentes de um projeto de inclusão digital.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Joseilda Sampaio de Souza
    Mestra em Educação, Universidade Federal da Bahia.
  • Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia
    Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação II – Faculdade de Educação Universidade Federal da Bahia. Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Campus Vale do Canela,BA – Brasil.

Publicado

2012-12-22

Cómo citar

OS JOVENS NA CONTEMPORANEIDADE: A EXPERIÊNCIA DA ARTICULAÇÃO ENTRE A DINMICA DA ESCOLA E UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 19, n. 1, 2012. DOI: 10.5335/rep.2013.2834. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/2834. Acesso em: 15 oct. 2025.