O professor que ensina matemática: desafios e possibilidades no atual contexto
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.3505Palavras-chave:
Professor que ensina matemática. Atividade docente. Atores da escola. Ambiente de aprendizagem.Resumo
O contexto atual tem imposto ao professor uma série de atribuições para as quais ele não está preparado. Isso tem exigido um repensar sobre o papel da escola e de seus atores. Os professores têm se sentido impotentes diante dos problemas e desafios que emergem nas salas de aula, tais como indisciplina, falta de interesse dos alunos, falta de conhecimentos básicos para a série, determinações das políticas públicas ou dos gestores educacionais. Tais desafios parecem ser maiores ainda, em se tratando do ensino de matemática. O presente trabalho apresenta reflexões sobre a complexidade de ser professor e de ensinar matemática no atual contexto e traz, ainda, alguns excertos de atividades em salas de aula desenvolvidas por quatro professoras, que evidenciam ser possível construir um ambiente de aprendizagem pautado na dialogicidade e na problematização.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-10-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
O professor que ensina matemática: desafios e possibilidades no atual contexto. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3505. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3505. Acesso em: 15 out. 2025.