Utilização de um dispositivo pedagógico envolvendo histórias em quadrinhos na formação de professores na França: o lugar da matemática em situações-problema evocadas pelos estudantes

Autores

  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade Autor
  • Nadja Maria Acioly-Régnier IUFM Université Lyon 1 Autor
  • Paula Virgínia Chaves Cabral Andrade Professora do Estado de Pernambuco Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.2013.3512

Palavras-chave:

Formação de professores. Didática profissional. Didática da matemática. Desenvolvimento de competências. Histórias em quadrinhos.

Resumo

Este artigo se inscreve numa pesquisa mais ampla (ACIOLY-RÉGNIER; ANDRADE; RÉGNIER, 2012) que procura analisar um dispositivo pedagógico de formação universitária de professores. Damos continuidade aos nossos estudos sobre o papel da imagem na construção da conceptualização do real usando ferramentas da informática e introduzindo um olhar para o ensino de matemática, levando em conta as mudanças trazidas pela Didática da Matemática Francesa. Assim, selecionamos na França duas turmas de formação inicial de professores: uma de matemática e a outra polivalente. Propusemos aos estudantes em formação que representassem, por meio de histórias em quadrinhos (HQs), situações que chamaram sua atenção durante o seu estágio. Os professores em formação fizeram representações iniciais dos conflitos e deram-lhes um desfecho. Nosso trabalho analisou os traços produzidos pelos estudantes nas HQs, observando o impacto dessa ferramenta cultural na ampliação dos mecanismos de representação e da análise dos processos complexos da prática docente. Identificamos, nas reflexões e soluções propostas, processos necessários para as construções de competências profissionais de professores. Observamos que, proporcionalmente, os professores em formação polivalente apresentaram um número maior de problemas relativos à matemática do que os futuros professores apenas dessa disciplina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade
    Doutorando (em cotutela) em Ciências da Educação da Escola Doutoral Éducation, Psychologie, Information & Communication (ED485 EPIC) da Universidade Lumière Lyon 2, França, Laboratório «UMR 5191 ICAR Interactions, Corpus, Apprentissage, Représentation» e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Brasil (bolsista da Capes).
  • Nadja Maria Acioly-Régnier, IUFM Université Lyon 1
    IUFM Université Lyon 1, Laboratório « Santé, Individu, Société » EAM-SIS-HCL 4128, Universidade de Lyon, França, Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Educação Matemática (Nupem) – UFPE, Brasil.
  • Paula Virgínia Chaves Cabral Andrade, Professora do Estado de Pernambuco
    Mestranda (Master 2) em Ciências da Educação do Institut des Sciences et Pratiques de d’Éducation et de Formation (Ispef ) da Universidade Lumière Lyon 2, França e professora do Estado de Pernambuco/Brasil.

Downloads

Publicado

2013-10-04

Como Citar

Utilização de um dispositivo pedagógico envolvendo histórias em quadrinhos na formação de professores na França: o lugar da matemática em situações-problema evocadas pelos estudantes. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3512. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3512. Acesso em: 15 out. 2025.