Utilização de um dispositivo pedagógico envolvendo histórias em quadrinhos na formação de professores na França: o lugar da matemática em situações-problema evocadas pelos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.2013.3512Palavras-chave:
Formação de professores. Didática profissional. Didática da matemática. Desenvolvimento de competências. Histórias em quadrinhos.Resumo
Este artigo se inscreve numa pesquisa mais ampla (ACIOLY-RÉGNIER; ANDRADE; RÉGNIER, 2012) que procura analisar um dispositivo pedagógico de formação universitária de professores. Damos continuidade aos nossos estudos sobre o papel da imagem na construção da conceptualização do real usando ferramentas da informática e introduzindo um olhar para o ensino de matemática, levando em conta as mudanças trazidas pela Didática da Matemática Francesa. Assim, selecionamos na França duas turmas de formação inicial de professores: uma de matemática e a outra polivalente. Propusemos aos estudantes em formação que representassem, por meio de histórias em quadrinhos (HQs), situações que chamaram sua atenção durante o seu estágio. Os professores em formação fizeram representações iniciais dos conflitos e deram-lhes um desfecho. Nosso trabalho analisou os traços produzidos pelos estudantes nas HQs, observando o impacto dessa ferramenta cultural na ampliação dos mecanismos de representação e da análise dos processos complexos da prática docente. Identificamos, nas reflexões e soluções propostas, processos necessários para as construções de competências profissionais de professores. Observamos que, proporcionalmente, os professores em formação polivalente apresentaram um número maior de problemas relativos à matemática do que os futuros professores apenas dessa disciplina.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2013-10-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à revista o direito de primeira publicação.
Como Citar
Utilização de um dispositivo pedagógico envolvendo histórias em quadrinhos na formação de professores na França: o lugar da matemática em situações-problema evocadas pelos estudantes. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.5335/rep.2013.3512. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3512. Acesso em: 15 out. 2025.