A educação diante da complexidade da sociedade contemporânea

Autores

  • Hans-Georg Flickinger Universidade de Kassel Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3869

Palavras-chave:

Complexidade. Educação. Políticas educativas.

Resumo

Para acessar a complexidade da sociedade moderna, recorre-se à teoria geral de sistemas, em especial à concepção da “redução de complexidade”, defendida por Niklas Luhmann. À base dessa teoria, o debate entre as principais visões pedagógicas é interpretado como discussão sobre o modo mais adequado de reduzir a complexidade que caracteriza, hoje, o campo da educação. Diante desse cenário, cabe às políticas educativas buscar soluções. Porém, nem a centralização europeia do sistema educativo, nem a estratégia brasileira de fortalecer a concorrência entre as instituições aí envolvidas escapam da armadilha intrínseca a qualquer modo de reduzir a complexidade.

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Biografia do Autor

  • Hans-Georg Flickinger, Universidade de Kassel
    Doutor em Filosofia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. Professor aposentado da Universidade de Kassel, Alemanha.

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Publicado

2014-03-25

Como Citar

A educação diante da complexidade da sociedade contemporânea. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3869. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3869. Acesso em: 15 out. 2025.