Formação humana e sociedades plurais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3870Palavras-chave:
Formação. Sociedades plurais. Alteridade. Reconhecimento. Dialogicidade.Resumo
O presente ensaio trata da formação humana em sociedades plurais, partindo de uma breve recuperação histórica da problemática para, a seguir, deter-se no cenário contemporâneo desde uma perspectiva epistêmica mais ampla, no intuito de mostrar que o tema da pluralidade/complexidade não se restringe ao campo das humanidades. Trata-se muito mais de uma crise geral das certezas da racionalidade moderna. Finalmente, tenta-se mostrar que o tema da pluralidade desafia a tradição pedagógica, cujas práticas fundavam-se, precisamente, nos conceitos de certeza e autoridade, que precisam ser repensados desde a perspectiva da pluralidade, do reconhecimento e da dialogicidade.Downloads
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Publicado
2014-03-25
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Formação humana e sociedades plurais. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3870. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3870. Acesso em: 15 out. 2025.