Estudo das rampas para cadeirantes: uma proposta de tema interdisciplinar para o ensino médio

Autores

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo Autor
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo Autor
  • Alvaro Becker da Rosa Universidade de Passo Fundo Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v21i1.3879

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Física. Rampas para cadeirantes.

Resumo

O presente texto descreve uma proposta de tema interdisciplinar para ser abordado no ensino médio, tendo como amparo a legislação nacional, a proposta pedagógica para o ensino médio politécnico e a educação profissional integrada ao ensino médio do estado do Rio Grande do Sul. A questão central a ser explorada, no que se refere ao tema gerador do estudo, está na existência de um número reduzido de rampas nas ruas das cidades gaúchas e nas quais não se consideram as inclinações necessárias para serem acessadas pelos cadeirantes, o que dificulta a sua locomoção. Diante da constatação dessa problemática, busca-se discuti-la com os estudantes, de modo a promover a conscientização e a superação da compartimentação dos saberes. Também, pretende-se, com este texto, proporcionar uma alternativa de intervenção didática, subsidiando metodologicamente os professores, oferecendo-lhes possibilidades de contribuir na amenização de algumas dificuldades encontradas no processo de interdisciplinaridade e instigando-os a considerarem tais possibilidade sem seu fazer pedagógico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo
    Professora do curso de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo. Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC.
  • Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo
    Professor do curso de Física da Universidade de Passo Fundo, da Escola Redentorista Instituto Menino Deus e do Colégio Notre Dame Passo Fundo. Mestre em Ensino de Física, doutorando em Educação em Ciências pela UFRGS.
  • Alvaro Becker da Rosa, Universidade de Passo Fundo
    Professor do curso de Física. Mestre em Engenharia Biomédica na Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2014-03-25

Como Citar

Estudo das rampas para cadeirantes: uma proposta de tema interdisciplinar para o ensino médio. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 1, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i1.3879. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/3879. Acesso em: 15 out. 2025.