Aprendizagem e fatores motivacionais relacionados

Autores

  • Arnaldo Nogaro Universidade Regional Integrada - Campus Erechim. Autor
  • Idanir Ecco Universidade Regional Integrada – Campus Erechim. Autor
  • Luciane F. R. Rigo Professora da Rede Particular de Ensino de Erechim. Autor

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v21i2.4309

Palavras-chave:

Motivação. Aprendizagem. Professor. Estudante.

Resumo

Este texto resulta de pesquisa bibliográfica, exploratória, de caráter qualitativo, parte do trabalho de conclusão de pós-graduação, para a qual se utilizou como fontes básicas obras e artigos de autores reconhecidos. O objetivo proposto é demonstrar a importância da motivação no espaço escolar, como ela contribui, interfere nos processos educativos, no ambiente escolar, na aquisição do conhecimento, em síntese, no trabalho do professor, no ensino e na aprendizagem. A arquitetura do texto está estruturada de modo a conceituar motivação e aprendizagem e, posteriormente, relacioná-los com os fatores motivacionais interferentes na aprendizagem e na melhoria da qualidade do ensino. Conclui-se, demonstrando que a motivação é discurso recorrente nos espaços escolares, no entanto, longo caminho a percorrer no que diz respeito a constituir-se em ações objetivas para sua incorporação na prática pedagógica. O que se evidencia são atitudes reveladoras de ausência de motivação para o aprendizado e para o trabalho escolar. Os educadores têm noções elementares a respeito de sua importância no processo educativo, mas falta-lhes conhecimento aprofundado para inseri-las na prática cotidiana e em como fazer uso dos fatores motivacionais no sentido de melhorar as relações com os estudantes e sua aquisição de conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arnaldo Nogaro, Universidade Regional Integrada - Campus Erechim.
    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor da Universidade Regional Integrada - Campus Erechim.
  • Idanir Ecco, Universidade Regional Integrada – Campus Erechim.
    Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Professor da Universidade Regional Integrada – Campus Erechim.
  • Luciane F. R. Rigo, Professora da Rede Particular de Ensino de Erechim.
    Licenciada em Química. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Regional Integrada - Campus Erechim. Professora da Rede Particular de Ensino de Erechim.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Aprendizagem e fatores motivacionais relacionados. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. DOI: 10.5335/rep.v21i2.4309. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/4309. Acesso em: 16 out. 2025.