Formação leitora dos alunos do ensino superior – Análise da construção desse processo
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v22i1.5191Palabras clave:
Potencial leitor. Leitura. Formação de leitores na graduação.Resumen
A elaboração deste artigo se faz relevante visto que busca conhecer de que forma os alunos do ensino superior estão construindo seu potencial leitor. Sabe-se que a leitura é fonte inesgotável de informação e entende-se que o livro possibilita leituras do mundo e que ela media conhecimentos. Desse modo, este artigo apresenta a reflexão sobre o modo como os alunos se fazem leitores. Para tanto, caracteriza o potencial imaginativo, criativo e argumentativo possibilitado pela leitura. A pesquisa tem como objetivos específicos: caracterizar o processo de leitura de graduandos de um curso e descrever as contribuições dos professores de Língua Portuguesa à apropriação da capacidade leitora. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica e traz a análise de uma situação de aprendizagem da linguagem. Como resultado, identifica que o acadêmico de graduação lê pouco e que tem dificuldades de escrita. Aponta que a formação de leitores na graduação requer um trabalho sistematizado com a linguagem durante todo o processo formativo.Descargas
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Publicado
2015-07-16
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Artigos
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Formação leitora dos alunos do ensino superior – Análise da construção desse processo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i1.5191. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/5191. Acesso em: 15 oct. 2025.