Formação leitora dos alunos do ensino superior – Análise da construção desse processo

Autores/as

  • Isabela Quaglia Centro Universitário de Maringá Autor/a
  • Cristiane Gonçalves de Aguiar Bonnici Centro Universitário de Maringá Autor/a
  • Priscilla Campiolo Manesco Paixão Centro Universitário de Maringá Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v22i1.5191

Palabras clave:

Potencial leitor. Leitura. Formação de leitores na graduação.

Resumen

A elaboração deste artigo se faz relevante visto que busca conhecer de que forma os alunos do ensino superior estão construindo seu potencial leitor. Sabe-se que a leitura é fonte inesgotável de informação e entende-se que o livro possibilita leituras do mundo e que ela media conhecimentos. Desse modo, este artigo apresenta a reflexão sobre o modo como os alunos se fazem leitores. Para tanto, caracteriza o potencial imaginativo, criativo e argumentativo possibilitado pela leitura. A pesquisa tem como objetivos específicos: caracterizar o processo de leitura de graduandos de um curso e descrever as contribuições dos professores de Língua Portuguesa à apropriação da capacidade leitora. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica e traz a análise de uma situação de aprendizagem da linguagem. Como resultado, identifica que o acadêmico de graduação lê pouco e que tem dificuldades de escrita. Aponta que a formação de leitores na graduação requer um trabalho sistematizado com a linguagem durante todo o processo formativo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Isabela Quaglia, Centro Universitário de Maringá
    Mestre em Promoção da Saúde. Especialista em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais. Docente do Centro Universitário de Maringá
  • Cristiane Gonçalves de Aguiar Bonnici, Centro Universitário de Maringá
    Mestranda em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Especialista em Formação de Professor de Língua Estrangeira
  • Priscilla Campiolo Manesco Paixão, Centro Universitário de Maringá
    Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em História Econômica pela mesma instituição. Docente do Centro Universitário de Maringá.

Publicado

2015-07-16

Cómo citar

Formação leitora dos alunos do ensino superior – Análise da construção desse processo. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i1.5191. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/5191. Acesso em: 15 oct. 2025.