Práticas de letramento em um contexto de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v22i1.5193Palabras clave:
Letramento Acadêmico. Práticas de Escrita. Formação ContinuadaResumen
Em diversas regiões do Brasil, encontramos cursos de especialização voltados para profissionais que atuam como professores, coordenadores e especialistas educacionais nos mais diferentes níveis de ensino. A expectativa é a de que a formação desses profissionais terá implicações para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita nos espaços institucionais em que atuam. Isso nos leva a reconhecer a necessidade de examinar como e para que se escreve em cursos de especialização voltados para educadores. A partir de uma perspectiva social do letramento (LEA; STREET, 1998;GEE, 1990), analisamos, neste artigo, os significados da escrita em um curso de especialização em Linguagem e Tecnologia com o objetivo de compreender os significados da escrita acadêmica nesse contexto. A análise demonstrou que os significados da escrita para os participantes constituem o que foi denominado de modelo autônomo de letramento (STREET, 2010) e evidenciou a natureza tensa e conflituosa nas interações mediadas pela escrita nesse curso de especialização.Descargas
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Publicado
2015-07-16
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Artigos
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Práticas de letramento em um contexto de formação continuada. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i1.5193. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/5193. Acesso em: 15 oct. 2025.