Práticas de letramento em um contexto de formação continuada

Autores/as

  • Raquel Aparecida Soares Reis Franco Universidade Federal de Minas Gerais Autor/a
  • Elizabeth Maria da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Autor/a
  • Maria Lúcia Castanheira Universidade Federal de Minas Gerais Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v22i1.5193

Palabras clave:

Letramento Acadêmico. Práticas de Escrita. Formação Continuada

Resumen

Em diversas regiões do Brasil, encontramos cursos de especialização voltados para profissionais que atuam como professores, coordenadores e especialistas educacionais nos mais diferentes níveis de ensino. A expectativa é a de que a formação desses profissionais terá implicações para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita nos espaços institucionais em que atuam. Isso nos leva a reconhecer a necessidade de examinar como e para que se escreve em cursos de especialização voltados para educadores. A partir de uma perspectiva social do letramento (LEA; STREET, 1998;GEE, 1990), analisamos, neste artigo, os significados da escrita em um curso de especialização em Linguagem e Tecnologia com o objetivo de compreender os significados da escrita acadêmica nesse contexto. A análise demonstrou que os significados da escrita para os participantes constituem o que foi denominado de modelo autônomo de letramento (STREET, 2010) e evidenciou a natureza tensa e conflituosa nas interações mediadas pela escrita nesse curso de especialização.

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Biografía del autor/a

  • Raquel Aparecida Soares Reis Franco, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora no Centro Universitário Newton Paiva e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Elizabeth Maria da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Professora da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Maria Lúcia Castanheira, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Publicado

2015-07-16

Cómo citar

Práticas de letramento em um contexto de formação continuada. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 1, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i1.5193. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/5193. Acesso em: 15 oct. 2025.