A instituição dos conselhos: participação e controle social, ou a “patologia” da representatividade?

Autores/as

  • Edite Maria Sudbrack UFRGS Autor/a
  • Hildegard Susana Jung Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Autor/a
  • Mariana Balestrin Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.5335/rep.v22i2.5575

Resumen

Este ensaio, de caráter teórico, visa investigar a atuação dos conselhos escolares e conselhos de alimentação nos municípios brasileiros, que surgem para oportunizar aos cidadãos a integração e a participação no processo de planejamento, formulação e controle das políticas públicas, propiciando a alocação mais justa e eficiente dos recursos públicos. Para tanto, analisamos a construção do processo democrático no Brasil, e a caminhada da participação popular nestes órgãos. Destaca o município de Frederico Westphalen, Rio Grande do Sul e estudo realizado no estado da Paraíba (Nóbrega, 2011), traçando possibilidades e desafios para a participação, ainda que por meio do sistema representativo. Percebemos grandes dilemas enfrentados pelos conselhos que dificultam sua atuação como esfera de participação social, já que muitos esbarram na burocracia e na falta de conhecimento de sua missão por parte de seus componentes. Apesar de escasso o número de investigações a respeito, pode-se concluir que é necessário estreitar a relação entre teoria e prática para que os conselhos escolares e de alimentação consigam cumprir seu papel e, efetivamente, levar a comunidade para dentro da escola.

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Publicado

2015-12-07

Cómo citar

A instituição dos conselhos: participação e controle social, ou a “patologia” da representatividade?. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i2.5575. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/5575. Acesso em: 15 oct. 2025.

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