Confluências da expansão da educação superior brasileira no período de 2000 a 2012 e o processo de Bolonha
DOI:
https://doi.org/10.5335/rep.v22i2.5577Resumo
O presente artigo trata da possível relação entre a expansão da Educação Superior Brasileira e o Processo de Bolonha. Nosso objetivo, nos limites de um breve ensaio, é analisar que confluências existem entre as políticas públicas expansionistas da Educação Superior ocorridas recentemente no Brasil e os princípios expressos na Declaração de Bolonha. Para tanto, iniciamos apresentando os números da expansão da Educação Superior no Brasil no recorte temporal 2000-2012; na sequência, tratamos dos princípios do processo de Bolonha como sendo a resposta europeia aos desafios locais e globais da expansão e contestação do modelo tradicional de educação superior vigente na década de 1990; por fim, analisamos, a partir de algumas evidências, que relações existem entre o processo de Bolonha e a expansão da Educação Superior no Brasil ocorrida no início do século XXI.Downloads
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Publicado
2015-12-07
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Confluências da expansão da educação superior brasileira no período de 2000 a 2012 e o processo de Bolonha. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 22, n. 2, 2015. DOI: 10.5335/rep.v22i2.5577. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rep/article/view/5577. Acesso em: 15 out. 2025.